terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um dia depois do outro, sem uma noite no meio...


Reflexões e reflexos
(c)
minha mente já não sabe quem ou o que é
(a)
teias de aranhas vão tecendo meus pensamentos
(n)
já não ordeno as palavras
(s)
meus dedos não obedecem minhas críticas
(e)
não querer e não gostar faz parte de mim
(i)
mudar o que é lapidado em rocha, não é pra qualquer um.

A vida é minha, eu apago a história na parte que eu bem entender.
E só reconstruo se assim eu quiser!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pensamentos que a Gaby adora...


Compartilhando pensamentos que eu amo....

"Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. Também escrevi em meu tempo cartas de amor. Como as outras, ridículas..." (Fernando Pessoa)

"O maior engano não é o provocado pelas aparências. É o provocado pelo tempo. Pelas aparências que o tempo se encarregará de nos dar e nos tirar."
(Isaac Bianchi)

"Não existe uma fórmula para o sucesso. Mas, para o fracasso, há uma infalível: tentar agradar a todo mundo."
(Herbert Bayard Swope)

"Quando a felicidade se apresenta devemos abrir-lhe todas as portas porque jamais foi considerada inoportuna."
(Arthur Schopenhauer)

"Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz."
(Carlos Drummond de Andrade)

"Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força consegue destruir."
(Carlos Drummond de Andrade)

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."
(Friedrich Nietzsche)

"Todo amor é eterno. Se não é eterno, não era amor."
(Nelson Rodrigues)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Lembrete


Lembre-se que a tristeza é como a pluma que vai ao vento! vá até uma esquina, assopre-a pra bem longe! mostre pra tristeza que se ela é forte: vc é mais ainda!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

E a embalagem, é o melhor do presente?


Uma embalagem faz sucesso, certo? Ok! você tem razão! Mas uma embalagem sem presente tem graça? Confesse - você disse que não! Pois eu também tenho certeza disso.
Eu sei o que é ser fora de padrão! Muita gente não sabe, mas eu tenho cirurgia bariátrica ( ok, emagreci só 50 kg... e me orgulho muito da força que tive). Pois é, fui uma adolescente que sofreu muito, desprezo, humilhação, vergonha... Mas reverti isso a tempo de me amar - e me amar muito! Mas sabe, ser gordo não tem graça nenhuma! As pessoas riem, mas nada mais dificil do que não poder comer, passar uma vida de dieta e remédios, privações...

Antigamente as mulheres seguiam outro padrão de beleza. Elas tinham suas formas privilegiadas por serem mais gordinhas. Diferente de hoje, onde as modelos hiper magras são consideradas lindas, dignas de admiração. Mas parece que essa situação está se revertendo... está sendo exaltada a mulher de verdade, com imperfeições, celulite, estria e é claro VERACIDADE!

Ser um gordo independe da condição física do indivíduo. É muito mais uma condição psicológica. Eu diria que ser gordo é uma questão mais comportamental que adiposa.
Eu mesmo depois de ter emagrecido tanto, me olho no espelho e tenho crises de pavor...
eu chego nas lojas e inconscientemente vou para o setor G/GG... Gente do céu... eu já sou um P/M... Será que a alma continua pensando o contrário? que seja... eu tenho orgulho de mim!

Ser bonito é muito mais um estado de espírito! A casca da fruta muitas vezes vai fora, a gente aproveita o conteúdo!

Não estou aqui fazendo uma campanha do : "seja gordo você também" ... mas sim a campanha do " se ame e os outros te amarão".

Mas afinal, será que voltaremos ao padrão de beleza de antigamente?
Eu que não uso 38... iria adorar!

Semelhanças...


Já ouviu aquela história de que os opostos se atraem?
Não sei você ... mas ... Nunca me convenceu!
Tudo bem aceitar as diferenças, mas conviver com alguém que odeia suas preferências, é uma das piores coisas da vida ( perde apenas para o pai de família que é preso por roubar uma barra de chocolate para os filhos e ser preso, enquanto o corrupto que rouba milhôes estar em Búzios tomando drink com cereja, ok voltamos ao post)...
Claro que também é chato você ter que dividir o seu suflair porque a outra pessoas também adora, mas você dizer que adora ouvir Bitter Sweet Simphony do The Verve e a pessoa te olhar com cara de: - Quem??? - é frustrante!
Tem que haver em qualquer relacionamento, seja de amor ou de amizade, pontos de encontro... onde os gostos se encontram e se ligam.
Qual a graça de você virar a madrugada ouvindo um festival nativista que te delicia até os ossos se a outra pessoa dorme no sofá de tanto tédio?
Por isso digo e repito: os opostos se atraem temporariamente, mas não permanecem juntos por muito mais que uma estação!

Feliz, eu?


Eu gostaria de um dia entender o motivo que leva uma pessoa acreditar nas próprias mentiras.
Diz-se: sou feliz!
Tá mas o que é ser feliz mesmo? Vamos por partes...
Bater no peito, erguer a voz e bradar para o mundo: I'M HAPPY - definitivamente não te faz alguém feliz, pode te tornar desinibido pero no feliz!
Eu aprendi minha vida toda, que se eu não gosto de abobrinha, logo, eu não preciso comê-la apenas para agradar o dono da casa. Mas eu cresci e desaprendi algumas normas que se fariam importantes e necessárias na minha vida.
Se o Oscar Wilde disse que ser idiota é muito melhor do que ser uma pessoa séria e viceral o tempo todo...ele deve estar certo, pois não se importou como ia ser seu fim, apenas como viveria nos prazes de vinhos e da carne, quebrou regras e foi um gênio a frente do seu tempo.
Porque, afinal, ser feliz é muito mais importante do que estar certo.
E falando em coisas que aprendi ou desaprendi... tem uma coisa que eu jamais esqueci mesmo com os tombos e pealos: eu não me deixo surpreender por falsas ilusões de felicidade. Não quero parecer aqui uma pessoa amargurada ou inconformada com tudo... Só quero dizer que felicidade está em pequenas coisas...
Felicidade está naquela oração que você faz baixinho e que só Deus fica sabendo...
Felicidade está naquele chiclete de melancia que você adora mas ninguém suporta o cheiro...
Felicidade está naquele domingo que você passa o dia todo de pijama...
Felicidade está nos amigos inventando apelidos bobos que você bem que ri, mas finge que não gostou...
Felicidade está nas borboletas que se mexem no seu estômago quando você vê aquela pessoa especial desfilando por um corredor...
Felicidade está naquela viagem que tira seu sono por noites a fio, e quando você consegue finalmente já sente vontade de voltar...
Felicidade está na sua mãe que não precisa falar nada, apenas ouvir, e você sente que teve a melhor conversa do mundo...
Felicidade está em você aceitar sua embalagem como é, e amá-la... afinal Deus fez cada um em uma forma, não tem por que ser todo mundo igual...
Felicidade está em você transformar suas dificuldades em superação...
Felicidade está em você ter pessoas que apoiem suas loucuras porque sabem que aquilo vai te fazer bem...
Felicidade está em você entender o que de fato é ser feliz.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bueno meu povo!

Atendendo pedidos de algumas pessoas que gostavam do meu blog antigo, eu republiquei as postagens nesse espaço novo, espero que gostem...
Prometo aparecer mais vezes aqui!

Potreiro vazio...

Quanto tempo sem vir por aqui.... até parece que eu havia esquecido do meu rancho... mas parafraseando o poeta digo que a alma desse rancho é a minha, e jamais esqueceria desse espaço responsável por tirar as dores do meu peito, de ressaltar anseios... apegos ... e contar as lidas desse meu povo. Andei correndo demais, esqueci dos próprios arreios!
Amanhã tem Baqueria, e minha ansiedade é evidente! eu vou pra assitir apenas, ao lado das pessoas que mais amo na vida, mas de toda forma, eu me sinto e sempre me sentirei a Gaby Moraes da UCS fm, será estranho estar com o mate na mão, ao invés do microfone... sei que não vou sossegar, vou ficar observando a transmissão... com o coração correndo junto!
Mas é festival, é emoção, é Vacaria, é o nosso grito e a nossa bandeira! estaremos lá!
Baqueria de los Piñares, desde os tempos ancestrais!

De tu florecita...

Por ele invernei uma saudade
Trancei tentos em meados da solidão
Por ele eu plantei uma esperança
No solo morto de um triste coração


Por ele cavalguei fletes alados
Levei nos peçuelos, os desejos dos amantes
Vaguei pela pampa...

Por ele cevei mate nas auroras
Morri aos poucos a cada amanhecer
E renascia em acordes de milongas
Na ilusão de nunca lhe perder

Por ele mudei o rumo dos ventos
Em muitos janeiros tremia de frio
Feito uma louca mandava mensagens
Em garrafas navegando pelos rios

Por ele a poesia cantou triste
O violão chorou desafinado.
E bateu serenatas nas janelas
Para encontrar um coração roubado

Por ele me apaixono todo dia
Um amor febril, que nem sei direito,
Sei que a alma é maestrina campesina
Das calhandras que eu trago no meu peito.

As pratas herdadas...

Hoje paro para fazer uma reflexão que faz sentido aos que cultuam a verdadeira tradição gaúcha. A mim, parece alarmante a quantidade de falsos gaúchos.
Por que falsos gaúchos??? Pela seguinte idéia: Nascer gaúcho é um regalo de Deus, agora... se tornar, de fato, um gaúcho é uma virtude, a qual muitos fracassam ao longo da vida.
Pra mim não é estampa aquele que veste bombacha pra chamar atenção! Ou aqueles que ao falar de nativismo, só conhece "Batendo água" do grande Marenco ( a música é boa sim, mas é batida demais )... eu duvido muito, chegar na Universidade e perguntar para o moço de bombacha ( geralmente na semana farroupilha ) de quem é a Letra de Batismo? sabe ele quem, por acaso, é Sergio Carvalho Pereira? - aliás - sabe ele quem é Lisandro Amaral?
Não é uma crítica... é uma mágoa!
Estudem mais a cultura por favor!
Não é necessário fazer História para saber o que se deve.
Quantos adolescentes perguntam ao avós o que tem a lhes contar?
Quantos vão em busca da sua raiz? da sua marca? do seu sobrenome? do seu verdadeiro eu?
Certamente saberiam vender as pratas herdadas... sem ao menos lembrar que foram conquistadas com todas as forças que um punho pode ter! com toda a raça estampada no rosto e no sangue!
Há quem diga que esse texto é positivista demais! Mas cada um tem a sua bagagem cultural.
Foi nessas botas sujas que os meus ancestrais conquistaram o que tenho hoje!

" A história mais linda dos meus ancestrais, não morrem jamais nessa minha garganta! "

Eu tenho ORGULHO, e você?

Quem me dera ter na alma, o corpo de um Martin Fierro

A todos aqueles que assim como eu se inspiraram na lua toda cheia que contemplava esse céu imenso como meu amor pelo Rio Grande, quero compartilhar meus mais nobres mascates.
Sempre trouxe comigo uma guapa estampa, a qual dou o nome de : "amor de flor e vento" ( amor pela pampa que gera a flor e se multiplica pelo vento )...
mas por vezes sinto um vazio imenso dentro de meu peito, que nem mesmo as milongas ou os chamamés conseguem preencher! E pra nutri um pouco minh'alma vou contar-lhes uma das mais belas feitas da minha vida.
Yo sé que no puedo reclamar dos regalos que Deus vem me dando nos últimos anos, afinal, eu sempre sonhei que "um dia" iria em um Martin Fierro... e esse sempre foi meu grande sonho, saibam vocês que já foi realizado! Mas afinal, o que tem um Martin Fierro de Diferente dos outros belos festivais pelo Rio Grande?
Pode ser uma pergunta sem respostas para todos os guascas que nunca estiveram lá... ou pr'aqueles que vivem lá e nunca conseguiram enxergar a verdadeira face do auge da fronteira seca.
Chegar até lá já se conta como primeira vitória, uma viagem tão longa quanto tentos recém tirados... e que se torna maior ainda pela anciedade de chegar.
Eu sempre disse que pra mim o Martin Fierro era o "xucrismo direto da fonte"... e foi desta fonte que bebi , amigos!
As próprias estruturas parecem que não vão aguentar! o palco treme, as pessoas vibram, o mundo pára, e apenas Livramento, de fato , existe! Como diria Mário Pinto ( um dos homens mais cultos que pude conhecer na vida, que mantem tremulando a bandeira do gauchismo ) que - se tira o chapéu pro bairrismo deles - ! Eu confesso que esqueci, por hora, ser serrana, e me senti se não toda - muito - fronteirista!
Diós me escute nesse sincero pedido... ainda quero retornar muitas vezes lá...
porque sinto na alma que desde o ventre de mi madre vim nesse mundo a cantar!

" Ah Livramento me espera,
num finzito de tarde, um olhar de saudade, a mirar na janela..."
Puedo escribir los versos más tristes esta noche
Pablo Neruda

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.Escribir, por ejemplo: "La noche está estrellada,y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.
"El viento de la noche gira en el cielo y canta.Puedo escribir los versos más tristes esta noche.Yo la quise, y a veces ella también me quiso.En las noches como esta la tuve entre mis brazos.La besé tantas veces bajo el cielo infinito.
Ella me quiso, a veces yo también la quería.Cómo no haber amado sus grandes ojos fijos.Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Pensar que no la tengo. Sentir que la he perdido. Oir la noche inmensa, más inmensa sin ella.Y el verso cae al alma como al pasto el rocío.
Qué importa que mi amor no pudiera guardarla.La noche esta estrellada y ella no está conmigo. Eso es todo.
A lo lejos alguien canta. A lo lejos.Mi alma no se contenta con haberla perdido.Como para acercarla mi mirada la busca.Mi corazón la busca, y ella no está conmigo. La misma noche que hace blanquear los mismos árboles.
Nosotros, los de entonces, ya no somos los mismos.Ya no la quiero, es cierto, pero cuánto la quise.
Mi voz buscaba el viento para tocar su oído. De otro. Será de otro. Como antes de mis besos.Su voz, su cuerpo claro. Sus ojos infinitos.Ya no la quiero, es cierto, pero tal vez la quiero.Es tan corto el amor, y es tan largo el olvido.
Porque en noches como esta la tuve entre mis brazos,mi alma no se contenta con haberla perdido.Aunque este sea el ultimo dolor que ella me causa,y estos sean los ultimos versos que yo le escribo.
Há muito tempo eu pensava num espaço para escrever sobre mais esta paixão que tenho!
Escancaro essa porteira pra todos aqueles que assim como eu, amam a cultura "gautia",
e sabem que não existe nada mais lindo que amar o que é nosso, já dizia a letra do Anomar Danúbio Vieira que... " ... Só vive de bem com o mundo, quem ama aquilo que tem ..." ou poderia, ainda, que atrevida , citar Dom Jayme Caetano Braun: "... Por mais longe que um homem vá, jamais fugirá de si ..."
Eu venho erguendo a pátria nos tentos...
... com a alma presa nas esporas ...
... paleteando os dias que passam sem trazer o amor prometido ....
Mas eu sou GAÚCHA!
E isso me basta!
Sejam sempre muito bem vindos, comentem o que acharem por certo, e perdoem minhas figuras linguagem latina, que se mistura a emoção que tenho ao escrever!