terça-feira, 23 de março de 2010

República Rio-Grandense e o Orgulho de ser Gaúcho


É difícil para quem não é gaúcho, compreender a paixão que algumas pessoas nutrem por esta terra. O fato de já termos nos separado do Brasil uma vez, e de comemorarmos com desfiles e feriado, a data da Revolução que tornou o Rio Grande do Sul um estado independente, pode confundir os menos informados sobre as tradições gaúchas.
O que muitas pessoas não sabem, é que antes do Rio Grande do Sul ser preconceituoso com o resto do Brasil, o resto do Brasil é que foi preconceituoso com o Rio Grande do Sul. Não sou do tipo tradicionalista alienada, que acredita que a Revolução Farroupilha foi uma revolução do povo; sei que a revolução foi quase que completamente oligárquica, mas mesmo assim os motivos que desencadearam-na, afetavam todo o povo gaúcho.


O MOVIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA DO PAMPA foi fundado em Fevereiro de 1990, mas já atuava de fato desde meados da década de 1980. É o Movimento Separatista Gaúcho com reconhecimento internacional e citado em estudo separatista do exército dos Estados Unidos, entre outros.

O auge das atividades do Movimento ocorreu em 1993, quando haviam centenas de Comissões Separatistas Municipais em todo o Rio Grande do Sul. Um abaixo-assinado estava sendo elaborado e já contava com mais de um milhão de assinaturas de eleitores gaúchos quando foi roubado pela polícia brasileira.


A partir de 1993 o Movimento Pampa passou a sofrer perseguição por parte do mega sistema que controla o Brasil (políticos corruptos, governos de alguns países estrangeiros, notadamente os Estados Unidos, jornalistas corruptos encabeçados pela Rede Globo de Televisão, etc.). Apesar de se tornar vítima do ódio brasileiro, o Movimento sobreviveu e continua atuando, de forma pacífica, pela restauração da independência da República Rio-Grandense.

Um pouco de História para os que não entendem e querem falar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário