quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

As pratas herdadas...

Hoje paro para fazer uma reflexão que faz sentido aos que cultuam a verdadeira tradição gaúcha. A mim, parece alarmante a quantidade de falsos gaúchos.
Por que falsos gaúchos??? Pela seguinte idéia: Nascer gaúcho é um regalo de Deus, agora... se tornar, de fato, um gaúcho é uma virtude, a qual muitos fracassam ao longo da vida.
Pra mim não é estampa aquele que veste bombacha pra chamar atenção! Ou aqueles que ao falar de nativismo, só conhece "Batendo água" do grande Marenco ( a música é boa sim, mas é batida demais )... eu duvido muito, chegar na Universidade e perguntar para o moço de bombacha ( geralmente na semana farroupilha ) de quem é a Letra de Batismo? sabe ele quem, por acaso, é Sergio Carvalho Pereira? - aliás - sabe ele quem é Lisandro Amaral?
Não é uma crítica... é uma mágoa!
Estudem mais a cultura por favor!
Não é necessário fazer História para saber o que se deve.
Quantos adolescentes perguntam ao avós o que tem a lhes contar?
Quantos vão em busca da sua raiz? da sua marca? do seu sobrenome? do seu verdadeiro eu?
Certamente saberiam vender as pratas herdadas... sem ao menos lembrar que foram conquistadas com todas as forças que um punho pode ter! com toda a raça estampada no rosto e no sangue!
Há quem diga que esse texto é positivista demais! Mas cada um tem a sua bagagem cultural.
Foi nessas botas sujas que os meus ancestrais conquistaram o que tenho hoje!

" A história mais linda dos meus ancestrais, não morrem jamais nessa minha garganta! "

Eu tenho ORGULHO, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário