terça-feira, 11 de maio de 2010

# Mandamentos da vida contemporânea #

   
 Algumas dicas úteis pra quem sobrevive nessa selva de pedra.

1 - Nunca, em hipótese alguma chore por quem te faz sofrer. Isso é como dar a taça pra essa pessoa tomar um vinho branco seco da melhor safra, na sua frente e ouvindo-a dizer : Me dei bem, você se deu mal.

2 - Não troque sua família pela televisão. Já parou para pensar quanta vida você perde se iludindo com a caixa mágica que muita vezes te deixa com uma má qualidade de sono. Quão útil é pra você saber que uma criança morreu retalhada e foi posta dentro de uma mala lá na Rússia? Repense sobre isso.

3 - Não sofra por antecipação. Um minuto é muito tempo pra falar quando se critica, e pouco tempo pra quem se queixa. O balanço das horas faz com que o mundo gire... então você se lamenta pra Deus-e-todo-mundo por não ter conseguido o dinheiro para pagar um dívida, e quando pisca os olhos, em uma quarta-feira chuvosa, aquele seu amigo que lhe devia ha muito tempo bate na sua porta e lhe paga... o dinheiro não só paga a sua conta, como sobra dinheiro...

4 - Queixar-se da chuva é inútil. Ela não vai parar por causa das suas reclamações. O que custa aceitar a ordem natural das coisas? Deus sabe o que faz. Era necessário chover. Aceite. Respire fundo, ria... Brinque na chuva, admire-a pela janela... Dentro da sua casa, do seu trabalho, ou da faculdade... não chove. Um banho de chuva não faz mal à ninguém, ao menos que você seja feito de açúcar.

5 - Observe o sexo oposto. Olhar a quem não te pertence faz bem para os olhos. A beleza nunca matou ninguém. Acelera o coração... o sangue faz seu caminho em um fluxo melhor, sua pele começa a suar, e sua imaginação se fertiliza... Mas esse item tem restrições... Olhar e desejar tudo bem... Mas materializar esse desejo é complicado quando você já tem alguém. Ninguém é obrigado à amar sob pressão... Nos mandamentos contemporâneos... trair é covardia.

6 - Elencar prioridades é fundamental. Você está com alguém por amor? por sexo? por dinheiro? Vale a pena? O seu trabalho é mais importante pra você do que seus amigos? Seus estudos te satisfazem? O que é mais importante? o que é urgente? Selecione... faça uma pirâmide de valores... e coloque em prática! É importante saber o que você realmente quer! Pra quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve. Você quer ir pra qualquer lugar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário